Correio Popular Notícia



AUDIÊNCIA
Prefeitura demonstra cumprimento de metas do 1º quadrimestre

Data da notícia: 2016-05-25 12:14:32
Foto:

(Da Redação) A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Controladoria Geral do Município, realizou a 1ª Audiência Pública do 1º Quadrimestre do Exercício de 2016 para apresentar os resultados obtidos no cumprimento das metas fixadas para os meses de janeiro a abril deste ano.

O evento foi aberto pelo controlador geral, Elias Caetano da Silva, que fez inicialmente uma explanação sobre dados do orçamento, indicadores financeiros e índices constitucionais alcançados pela atual gestão municipal.

Na sequência, os representantes das secretarias municipais da Educação (Semed), Assistência Social (Semas), Saúde (Semusa) e Obras e Serviços Públicos (Semosp) apresentaram os resultados obtidos no período.

?O que a gente destacou na apresentação é que o desempenho da prefeitura está adequado às metas exigidas e dentro do que era esperado em relação à arrecadação que tivemos. É bom frisar que a arrecadação não esteve tão bem, devido à crise pela qual o país passa. Mas o fiel da balança está adequado e os resultados aqui demonstrados estão dentro da capacidade financeira da prefeitura?, explicou o controlador geral

Ele frisou que com o desempenho apurado, o resultado fiscal ficou, portanto, dentro das expectativas o que possibilitou à prefeitura obter disponibilidade financeira, ou seja, manter alguma sobra de recursos para honrar os compromissos com folha de pagamento e fornecedores.

Pela Educação, falou a secretária Leiva Custódio Pereira. Ela fez um balanço da atuação das cinco superintendências que compõem a Semed, apresentando dados dos programas gerenciados por sua secretaria.

No quesito alimentação, por exemplo,42,69% da merenda escolar está sendo adquirida direto da agricultura familiar, um feito inédito em Rondônia; no transporte escolar, são atendidos 2118 alunos da rede municipal e estadual; na gestão financeira, pelas projeções da secretária, a prefeitura deverá ultrapassar o índice de 25% investidos na Educação.

Ao comentar os dados, LeivaCustória reforçou que ?Ji-Paraná é um dos cinco municípios de Rondônia que contam com complementação de verba da prefeitura para a aquisição de alimentos para as escolas. Neste ano,será batido o recorde em aquisição de alimentos diretamente do produtor rural. Por fim, a secretária apresentou o Projeto Educampo desenvolvido nas escolas Barbara Heliodora e Pérola, cuja metodologia com pedagogia de alternância tem sido tomada comoreferência em Rondônia.

Ministrando os números da Secretaria de Assistência Social, esteve o pedagogo Rogério Cliveraro que explanou sobre a forma de atendimento ao público em relação aos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Ele também apresentou informações sobre as visitas domiciliares realizadas pelo corpo de assistentes sociais e especialmente sobre as atividades desenvolvidas pelos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo o Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Cliveraro também ilustrou com números da ação dos dois Conselhos Tutelares de Ji-Paraná e do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, cujas atuações se dão sob a coordenação da Semas. Para se ter ideia do trabalho realizado somente pelo Programa Minha Casa Minha Vida, foram realizados 15.223 atendimentos e pelos Conselhos Tutelares do 1º e 2º Distritoforam realizados 590 atendimentos.

O pedagogo ressaltou ainda a campanha de divulgação do Fumcriança, realizada pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) que tem conseguido arrecadar recursos para diversas entidades assistenciais de Ji-Paraná.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde foram explanados por Oziel dos Santos, diretor do programa Bolsa Família Saúde. Ele falou sobre o expressivonúmero de atendimentos nos últimos quatro meses:foram 52,769 consultas, 3.185internações, 701partos naturais e cesarianas;atividades desenvolvidas pelo Hospital Municipal de Ji-Paraná, como29.990 exames laboratoriais, 21.798 exames de raios-X.

Ele destacou também o intenso atendimento médico e odontológico verificado diariamente nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, além do fornecimento de 49.425 remédios distribuídos na farmácia e nas UBSs da rede municipal. O diretor citou ainda elementos estatísticos de todo o trabalho realizado no Centro de Zoonoses da prefeitura, na Vigilância Sanitária e da Divisão de Imunização, entre muitos outros números.

A Semosp foi representada pela diretora administrativa,Rosângela Soares, que informou que foram adquiridos, nos últimos meses, com recursos próprios, três betoneiras, duas placas vibratórias e mais um caminhão. Ela também falou sobre o inicio dos serviços de terraplenagem e recuperação das viasurbanas e rurais, recuperação e construção de 35 pontes, a instalação e manutenção dos 926 metros lineares de bueiros; sobre as operações tapa buraco em vias pavimentadas,com três frentes de trabalho. Ela frisou que a Semop tem dado atenção especial à iluminação pública, em que somente nos últimos quatro meses foram realizadas mais 2000 atendimentos e manutenção.

Rosangela expôs ainda o trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente com oplantio de 3 mil mudas de palmeiras imperiais e de 50 mil mudas de exoras na área urbana de Ji-Paraná.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1268 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.